domingo, 19 de agosto de 2012

MInha referencia profissional

Pessoalmente, eu sempre me interessei por assuntos relacionados com a Psicologia e assuntos relacionados com a Espiritualidade. No segundo grau, me formei em Técnico em Eletrotécnica na Escola Liberato de NH. Sempre fui bastante curioso em entender o comportamento humano e a existencia em si no sentido mais filosófico. Tenho como característica a flexibilidade de enxergar o mundo a partir de vários pontos de vista.
Na faculdade, me formei na UFRGS. em Psicologia (1989). O meu foco principal foi a Psicologia Humanista.
Depois, fiz Mestrado em Teologia Prática no Instituto Ecumênico de Pós-graduação em São Leopoldo. Mais especificamente, o meu estudo foi sobre a interação entre a Psicologia e a Teologia na área do Aconselhamento Pastoral.
A minha Tese de Mestrado foi sobre A Utilização das Metáforas na Clínica Pastoral. Neste estudo, abordo as metáforas e os símbolos na Teologia a partir de Paul Tillich e a visão de uma Teologia Metafórica. As metáforas tem a característica de ter mais de um sentido: o sentido literal e outros sentidos ou significações. Na Psicologia, utilizo as metáforas na visão da terapia ericksoniana. Nesta abordagem, o terapeuta faz uso de histórias e analogias para evocar respostas da mente inconsciente.
Logo após o Mestrado, fiz um curso de aperfeiçoamento na Alemanha chamado Reconstrução da Auto-biografia Religiosa.
Mais tarde, nos EUA, fiz um curso de EMDR. O EMDR é uma excelente técnica para o tratamento de traumas e preparação para provas ou outras situações que despertam ansiedade. Nesta, utiliza-se o movimento dos olhos para acessar e dessensibilizar áreas profundas do cérebro.
A área da hipnose tem me interessado bastante. Por isso, fiz vários cursos com diferentes autores:
Tereza Hobles do México; Jefreg Zeig ( EUA); Ernest Rossi ( EUA); SOHIPAR do Paraná; Sociedade Brasileira de Hipnose de São Paulo; Hipnose Condicionativa; Rene Weigher; Cecília Fabre do México e outros relacionados tais como a PNL e a Dianética.
Também tenho formação em terapia xamânica com o Xamã australiano Rolland Barkley.
Com tantos cursos diferentes, o leitor deve se perguntar: qual é o meu foco principal?
Sim, o meu foco principal é o processo experiencial da mente-corpo. Sobre esse processo de cura vou descrever em outro artigo adiante no blog.

Nenhum comentário: